[email protected] 913 083 802 965 265 145 Doceflor, a sua florista online - OFEREÇA FLORES E VEJA SORRISOS!

Ervas Aromáticas

Cultivo de ervas aromáticas

É fácil cultivar ervas aromáticas, seja num canteiro em vasos ou floreiras. Basta um pequeno espaço pode ter disponível as suas ervas aromáticas preferidas e assim conseguir cozinhados ainda mais gostosos. 

Pode comprar as sementes (semeie em linhas de cerca de 1,5 cm de profundidade a espaços de 25 cm) ou as plantas já envasadas (e transplanta-las para as floreiras – ver por exemplo a horta vertical refº276 na nossa loja online).

As sementes de salsa demoram um mês ou mais a germinar. Uma dica para acelerar a germinação é a imersão das sementes em água durante 12 horas antes da sementeira.

O alecrim, o tomilho, a erva-cidreira, a hortelã e o estragão são plantas perenes;

a salsa e o cebolinho são plantas bienais, 

a segurelha e os coentros são plantas anuais.

Cuidados

As ervas aromáticas não precisam de muitos cuidados, são fáceis de cuidar e devem-se evitar as regas excessivas. Mantenha o vaso ou o canteiro livre de ervas daninhas.

Plantas como a hortelã e a erva-cidreira propagam-se excessivamente para evitar que estas invadam o espaço das outras plantas pode usar usar o truque de planta-las num balde velho sem fundo enterrado no canteiro.

A salsa precisa de mais humidade que a maioria das outras ervas aromáticas; assim, regue-as a períodos regulares e com mais frequência no tempo seco.

Aplique um pouco de adubo no final da estação de crescimento.

Conservação de ervas aromáticas

As ervas aromáticas podem ser conservadas secas (no forno ou ao ar)  ou congeladas, devem ser colhidas em botão ou prestes a florir de preferência numa manha quente e seca e antes do sol aquecer demasiado. 

Para secar no forno:

Regule o forno no minimo, e estenda um pano fino de algodão sobre uma grade para bolos. 

Mergulhe pequenos molhos de ervas em água a ferver durante alguns segundos para as lavar e ajudar a conservar a cor. Sacuda a água e ponha as ervas a escorrer sobre papel absorvente. As folhas de hortelã, salsa ou outras ervas de folha larga podem secar-se sem os caules.

Coloque as ervas sobre o pano e leve ao forno, deixando a porta levemente entreaberta. Deixe no forno até as folhas estarem quebradiças — cerca de 1 hora (normalmente).

A secagem das ervas ao ar demora até 10 dias, consoante a temperatura e ventilação; Proceda como anteriormente e, quando as ervas estiverem bem escorridas, envolva cada molho no pano fino de algodão para o proteger das poeiras e pendure-o pelo pé num lugar quente, seco e arejado. As ervas estarão secas quando as folhas e os caules se apresentarem quebradiços.

Para guardar ervas secas, esmague-as com o rolo da massa, retire os pedaços do caule e guarde em pequenos recipientes herméticos, rotulados com o conteúdo e a data. Tente evitar os recipientes de vidro para que as ervas não percam a cor.

Para congelar:

Lave e seque as ervas e ponha-as em sacos de plástico rotulados e fechados e coloque-os no congelador.

As ervas cortadas podem ser congeladas com um pouco de água numa cuvete para cubos de gelo. Quando a água tiver solidificado, meta os cubos em sacos de plástico bem fechados e guarde no congelador até um máximo de seis meses. Para utilizar, ponha um cubo ou dois num passador fino e deixe correr água fria sobre os cubos

O cebolinho a hortelã e a salsa congelam bem.

Gostaríamos de ter a sua opinião

      Deixe um comentário

      DOCE FLOR - Florista Online, entrega de flores,Ramos,Bouquet
      Logo
      Compare items
      • Total (0)
      Compare
      0